ESPAÇO MATERNO
A proposta educativa do Espaço Materno considera o bebe e a criança muito pequena como sujeitos potentes e ativos , que apesar de ainda dependentes dos adultos são capazes de fazer escolhas e atuar no mundo em que vivem. A aprendizagem acontece na vivência de experiências múltiplas no cotidiano, através da interação entre crianças e adultos e, das brincadeiras . Na proposta do Materno, cuidar e educar são indissociáveis e, a parceria das famílias fundamental para uma educação compartilhada das crianças.

BERÇÁRIO
O berçário do Espaço Materno distingue-se das demais turmas de maternal por atender aos bebes e crianças muito pequenas num espaço diferenciado, climatizado, integrado e amplo. O ambiente conta com sala de atividades, solarium, copa, fraldário e sala de repouso, o que favorece um trabalho de qualidade com os bebes.
As crianças do berçário têm atendimento individualizado e a rotina de cuidados e estimulação acontece de acordo com a necessidade de cada um. Elas vivenciam experiências diversas nas diferentes linguagens, recebem carinho, atenção e muito afeto . A equipe que atende ao berçário tem formação na área de educação e saúde , além de formação continuada em serviço.

BRINCAR EM CONTATO COM A NATUREZA

Em contato direto com a natureza as crianças  se deliciam ao brincar no parquinho, na areia , na florestinha , embaixo das mangueiras. São 8000m de área verde que elas usufruem diariamente.
Na areia, com baldinhos, peneiras, pás e panelinhas; sozinhas ou em interação com seus pares, constroem castelos, bolos, estradas ou simplesmente enchem e esvaziam recipientes, numa atividade intensa e repetitiva que lhes dá muito prazer.
No parquinho , na florestinha e nos outros espaços adoram brincar nos brinquedos, subir, descer, balançar pra lá e pra cá, correr livremente , brincar com os colegas…

TODOS JUNTOS FORMAMOS UM  ÚNICO GRUPO- AS ATIVIDADES COLETIVAS

O trabalho do Espaço Materno é marcado pelas experiências coletivas e cooperativas. Uns aprendem com os outros ,  nesses momentos formamos um só grupo .

  • RODONAS

Uma professora prepara e conta uma história para todos ouvirem  . Participam todas as crianças inclusive os bebês . Desde cedo estamos formando espectadores.

CICLO DO INFANTIL

O ciclo do Infantil atende crianças de 3 a 5 anos de idade. Ao estruturarmos o trabalho pedagógico, levamos em conta a singularidade das ações infantis e o direito à brincadeira, à produção cultural. Buscamos garantir às crianças o atendimento de suas necessidades: a de aprender e a de brincar, concebendo-as como sujeito de direitos, que possuem desejos, ideias, opiniões, capacidade de criar, de inventar.

O trabalho, organizado por campos de experiências, articulados às diferentes linguagens, busca promover o desenvolvimento integral (emoção, corpo, cognição) das crianças.

Vejamos algumas experiências que são realizadas:

PROJETO BRUXA ONILDA

Uma bruxa atrapalhada, engraçada, que narra as suas próprias aventuras e fascina as crianças. Essa é a Bruxa Onilda! Uma personagem da literatura infantil que é figura central de um projeto de Língua escrita na turma de Infantil 2, que tem como objetivo principal favorecer o processo de aprendizagem da escrita e da leitura. Através de suas histórias, que vão se desdobrando em recontos coletivos, listas, desenhos e brincadeiras, Bruxa Onilda está sempre presente, estimulando as crianças a escreverem e a lerem. A sua visita à escola, pessoalmente, é um marco desse projeto, com direito à muitas risadas e à uma maxxi festa.

As crianças adoram esse projeto!

PROJETO NOME DA TURMA

Na Educação Infantil precisamos assegurar às crianças o acesso ao conhecimento de mundo, por meio da pesquisa, da exploração, da observação e da experimentação, que aos poucos, vai ganhando várias possibilidades de registros. Nessa idade as crianças estão a todo momento, fazendo perguntas sobre o que veem, pegam, manifestando uma curiosidade sem igual. Considerando esse contexto, desenvolvemos o projeto Nome da Turma com todo o Infantil. O nome escolhido para cada turma torna-se tema de estudo no campo das Ciências Naturais e para tanto, são realizadas várias atividades no decorrer do ano, dentre elas muitas rodas de conversas, leituras, entrevistas, apreciação de documentários e uma saída de campo.

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE

A escola é um espaço propício para a construção de bons hábitos de saúde. Nessa perspectiva é desenvolvido com todas as crianças e comunidade escolar o Programa de Promoção da Saúde. Com ações efetivas, lúdicas e prazerosas, esse programa visa contribuir para o desenvolvimento das crianças, através do trabalho de três profissionais: nutricionista, fonoaudióloga e odontopediatra.

  • PROJETO DE SAÚDE BUCAL

    Aprender a escovar e a limpar os dentes corretamente; sensibilizar as crianças para os cuidados preventivos com a boca e os dentes são ações que norteiam esse projeto e são desenvolvidas de maneira especial no Infantil.
  • PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

    Nesse projeto, crianças e famílias são motivadas a adotarem hábitos alimentares saudáveis e para tanto são realizadas várias atividades: palestras, histórias, músicas, oficinas de culinária infantil, execução de receitas com os pais, cardápio de merenda escolar saudável, intervenções em sala e aulas sobre o assunto.
  • AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

 Ainda integrando o Programa de Promoção a Saúde, a fonoaudióloga desenvolve uma avaliação individual da criança que abrange o processo da comunicação como um todo: Fala (pronúncia / articulação); Linguagem (oral / expressão / desenvoltura), bem como padrão respiratório (nasal / bucal); maus hábitos orais; habilidades auditivas, etc.

AULAS ESPECIALIZADAS

No Infantil, valorizamos o contato das crianças com as diversas formas de expressão. Sendo assim, de acordo com a nossa proposta, oferecemos aulas especializadas de Expressão Corporal, Educação física, Música e Inglês.

  • EXPRESSÃO CORPORAL (para as turmas de Infantil 1)

“A dança na educação infantil tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Em primeiro lugar por incentivar as crianças a explorarem sua capacidade criativa e expressiva através dos movimentos e também, por dar a elas uma diversidade de vivências, através de atividades nas quais elas possam descobrir diversas formas de se movimentar. Além disso, a dança possibilita exercícios onde as crianças reconhecem as partes do corpo, começam a formar a imagem corporal, enfrentem desafios, interagem com seus pares, expressam sentimentos e se comunicam através da linguagem corporal”.

  • EDUCAÇÃO FÍSICA (para as turmas de infantil 2 e 3)

As aulas de Educação Física trabalham aspectos fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras como, esquema corporal, lateralidade, coordenação motora fina e grossa, além de possibilitar o acesso das crianças à várias brincadeiras e jogos, da nossa e de outras culturas.

  • MÚSICA (para todas as turmas)

As aulas de música possibilitam às crianças a convivência com a música, através do “aprender fazendo” e o desenvolvimento de parâmetros musicais: perceber, expressar sensações e ouvir, dentre outros. Sendo assim, as aulas trabalham a sensibilidade, a construção coletiva e a criatividade.

  • INGLÊS (para as turmas de infantil 2 e 3)

A partir da metodologia do material UNOI as crianças aprendem a segunda língua de forma lúdica e gradual, ouvindo o idioma, repetindo, visualizando figuras, ouvindo músicas e as reproduzindo, associando o vocabulário com as imagens, usando “stickers” (figurinhas adesivas) e peças dobráveis.

O ensino fundamental do Colégio Maxxi tem como alicerce de suas intenções educativas o processo contínuo de desenvolvimento integral do ser humano. Nossa proposta pedagógica humanista e sociointeracionista valoriza o processo ensino aprendizagem onde o estudante é um sujeito protagonista que interage de modo produtivo com os objetos de conhecimento. Em nossa escola, vivências, conhecimentos e experiências inovadoras são instrumentos que propiciam a otimização do processo ensino aprendizagem. Através deles, os alunos adquirem competências em relação às diversas áreas de conhecimento, tem acesso aos bens culturais e são preparados para alcançar uma participação plena no mundo. Para além do desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais, o trabalho pedagógico está aliado às tecnologias de comunicação e de informação na busca e consolidação de habilidades e competências ao longo da educação básica.

TURNO INTEGRAL

Para a efetivação da proposta política pedagógica, o Colégio Maxxi apresenta uma carga horária ampla, oferecendo a seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, horários de aula integral distribuídos ao longo da semana. Cada segmento consta com uma organização diferenciada com aulas de núcleo comum e de parte diversificada.

PROGRAMAS ESPECIAIS

1- CEM – A Construção da Ética e da Moral, é um componente do currículo escolar dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Semanalmente, as turmas reúnem-se em Assembleias, coordenados pelos professores para refletirem, dialogarem, opinarem e argumentarem sobre conflitos internos do grupo, assuntos que envolvem o espaço e a comunidade escolar ou para tratar questões da atualidade. Como metodologia são utilizados nas reuniões: dilemas morais, fábulas, e reportagens. Ao final de cada semestre são realizadas as Assembleias de Ciclo, momento em que os representantes de turma encontram-se com a Direção e Coordenação e apontam as observações discutidas em sala.

 

2- GTD – Grupo de Trabalho Diferenciado, é uma disciplina que compõe o currículo escolar escolar do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental com uma aula semanal. Visando o desenvolvimento de competências e habilidades, no início de cada etapa, os professores reúnem-se e a partir de diagnósticos realizados em sala de aula e da auto avaliação dos alunos, é feita uma análise do grupo e sugerido uma agrupamento de alunos. Os grupos desenvolvem competências da língua portuguesa, inglesa e espanhola, bem como, na área da matemática, música, atividades físicas, xadrez e lógica.

MEP/MENTE INOVADORA

As aulas de Metodologia do Ensino e Pesquisa desenvolvem a  Metodologia Mind Lab, que é um sistema baseado em jogos, para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. As aulas são compostas por três etapas: a prática de jogos de raciocínio, a utilização de Métodos e a transferência para situações do cotidiano.

EVENTOS PEDAGÓGICOS

Colégio propõe ainda, a cada segmento, a realização de um Projeto de Trabalho específico para cada disciplina, realizado paralelamente ao desenvolvimento dos conteúdos do currículo. Os projetos são apresentados nos eventos pedagógicos programados em nosso Calendário Escolar, tais como:

E.T.C. – Encontro de Tecnologia e Ciências, onde os alunos realizam oficinas com os pais e familiares nas áreas de Ciências da Natureza- Ciências-Quimica/Física- e na Matemática.

ENTRELIVROS

Encontro Cultural com feira de livros, apresentações e exposição dos projetos relacionados às Linguagens-Língua Portuguesa, Língua Estrangeira -Inglês/Espanhol, Artes e às Ciências Humanas -Geografia /História.

PLATAFORMAS EDUCACIONAIS

Para dar suporte ao desenvolvimento da Proposta Pedagógica o Colégio oferece aos alunos algumas plataformas educacionais, dentre elas citamos:

PLATAFORMA UNOI – Ambiente virtual onde constam recursos que possibilitam a ampliação das atividades das atividades desenvolvidas em sala. Para o uso de todos os alunos e familiares do Colégio.

MANGA HIGH 

Plataforma de Jogos educacionais online com desafios matemáticos, que trabalha os conceitos matemáticos de maneira lúdica. Destinada para o uso dos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

O novo ensino médio do Maxxi tem como proposta de inovação um novo projeto pedagógico aliado a um espaço de ensino-aprendizagem contemporâneo. Ideias educacionais aliadas a uma nova arquitetura, com espaços inteligentes, criativos, interativos, seguros e sustentáveis: varanda, pufes, área com redes de descanso, mobiliário modular, wi-fi, lousa interativa, anfiteatro, espaço de convivência, jardim vertical, ambientes com ar condicionado e muito mais. Programas educativos atualizados que terão como cenário espaços de descobertas, criatividade e construção do conhecimento.

ESPAÇO DISCOVER
Descobrir, Pesquisar, Explorar, Conversar, Informar-se.

ESPAÇO THINKER
Pensar, Refletir, Fazer uma pausa, Olhar as coisas de fora.

ESPAÇO MAKER
Fazer, Mão na massa, Construir, Prototipar, Testar.

Muito se fala em aprendizagem significativa por meio de ensino contextualizado, currículo diversificado e atmosfera digital na formação de estudantes reflexivos, argumentativos transformadores da realidade.  No ensino médio do Colégio Maxxi isso é uma realidade.

Aulas diversificadas. Salas climatizadas com número reduzido de estudantes. Aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares. Conhecimento de mundo por meio de frequentes visitas e excursões pedagógicas.  Utilização de plataformas digitais com utilização de Ipads Apple em salas equipadas com recursos de espelhamento. Material didático da “Rede UNO Internacional” organizados em módulos de estudo. Participação em eventos universitários, tais como a PUC Aberta, Mostra de Profissões da UFMG e MINI ONU da PUC MINAS. E simulados para acesso às melhores faculdades do país em parceria com a empresa “Evolucional” e o próprio “Unoi”. Tudo isso, e muito mais, em consonância com uma equipe pedagógica capacitada e uma excelente equipe de professores que transformam o que se fala em realidade!