No ano de 1987, em Lagoa Santa/MG, nasceu a escola Pé de Moleque. Recém chegada de Barbacena, a educadora Cristina Detomi encontrou na aconchegante cidade próxima à capital um lugar em crescimento, receptivo para uma nova escola e, principalmente, com qualidade de vida para criar seus filhos.

O Pé de Moleque chegou com uma proposta pedagógica arrojada e inovadora, baseada na filosofia construtivista. A escola foi pioneira, em Lagoa Santa, no uso de práticas pedagógicas que hoje são reconhecidas e aplicadas em todo o mundo para a formação de seres humanos críticos, conhecedores de seus valores e potenciais.

O constante estudo pedagógico e o investimento na formação de seus educadores garantiram o crescimento contínuo da escola e a evolução do projeto de ensino-aprendizagem. A cada ano aumentava a participação do Pé de Moleque na educação e formação das crianças de Lagoa Santa e região e, também, o reconhecimento da escola como uma instituição de ensino séria e de qualidade. Feiras de livros, Feiras de Ciências, peças de teatros e exposições, entre outras atividades promovidas anualmente pela escola a colocaram no importante papel de agente de disseminação e formação cultural em Lagoa Santa.

O ano de 2004 marcou a história do Pé de Moleque, com o início do Ensino Fundamental. Nascia o Maxxi Educacional, fruto de uma parceria com o professor Edmar Rabelo. Com a criação do Maxxi, a escola ganhou novas instalações e passou a ocupar uma área de 8.000m².

Em 2015, a escola dá outro salto qualitativo e amplia seus serviços oferecendo o Ensino Médio. Para atender essa nova realidade de público, faz uma importante mudança de logomarca unificando as duas marcas já reconhecidas na cidade: Escola Pé de Moleque e Maxxi Educacional, num só nome: COLÉGIO MAXXI – Berçário – Infantil – Fundamental – Médio.

A primeira década deste século ficará registrada na história de Lagoa Santa como um período de crescimento para a cidade. Os próximos anos prometem ainda mais desenvolvimento para o vetor norte da região metropolitana de Belo Horizonte. O Colégio Maxxi preparou-se para ser a melhor opção para quem busca qualidade de ensino Infantil, Fundamental e Médio em Lagoa Santa e região.

A sede do COLÉGIO MAXXI ocupa área de 8.000m² em um bairro residencial tranqüilo e arborizado, em Lagoa Santa/MG. A grande extensão do terreno permite que a escola tenha entradas e saídas diferenciadas para o Maternal, Infantil, o Fundamental e Médio, bem como, para o setor administrativo, oferecendo maior segurança e comodidade.

Com portarias diferenciadas, cada segmento educacional possui um prédio com estrutura física  especialmente criada para atender as demandas de cada faixa etária.

A estrutura do Espaço Materno (atende bebês de zero a dois anos de idade), possui berçário, 4 salas  amplas e arejadas, uma sala multiuso, cozinha e refeitório. O espaço do Infantil (atende crianças de três a  cinco anos de idade) possui 6 salas, todas com banheiro próprio e climatizadas, uma sala de jogos, uma área de convivência, uma sala multimídia, cozinha e refeitório. A área reservada para o Ensino Fundamental e Médio é formada por 12 salas de aulas, todas climatizadas e equipadas com aparelhagem de multimídia, laboratório de informática, biblioteca informatizada, laboratório de ciências, oficina de artes, quadra de esportes coberta, campo de futebol society e piscina.

A escola possui ainda um amplo espaço de convivência comum a todos segmentos com parques, tanque de areia, lago com peixes e muita área verde.

Para garantir a qualidade de ensino, o COLÉGIO MAXXI conta com uma equipe pedagógica formada por profissionais experientes, devidamente e legalmente habilitados. As professoras do Espaço Materno e infantil contam com uma equipe de auxiliares de classe  que atuam em sala de aula apoiando no desenvolvimento das atividades diárias e atendimento aos alunos.

O Maternal e Infantil possui uma equipe de três profissionais ligados à saúde que desenvolvem o Programa de Promoção à  Saúde, são eles: dentista, fonoaudióloga e nutricionista.

A Coordenação Pedagógica é formada por 6 coordenadores especializados para atender os segmentos que coordenam, a saber: Maternal, Infantil, 1º ciclo do Fundamental, 2º e 3º Ciclos do Fundamental e Ensino Médio. Cada coordenador possui também uma equipe de auxiliares de coordenação capacitados para receber e atender familiares e alunos em suas demandas rotineiras, desenvolver tarefas administrativas e organizacionais, permitindo ao coordenador um tempo útil de qualidade para orientação/capacitação dos professores e as demais tarefas ligadas ao pedagógico. Faz parte dessa equipe, um Coordenador Pedagógico Geral, responsável pela articulação de todo trabalho e Projetos Pedagógicos desenvolvidos na escola.

O COLÉGIO MAXXI possui ainda uma Psicóloga Educacional capacitada para atendimentos aos pais e orientações psico-pedagógicas para os alunos do 2º ciclo do Fundamental ao Médio.

A gestão da escola é de responsabilidade da Diretora Geral, Cristina Detomi.